Asymetria - revue roumaine de culture, critique et imagination

Modules

  • Home
  • Arhive
  • AutoTheme
  • AvantGo
  • Avertizari
  • Conþinuturi
  • Search
  • Submit_News
  • Surveys
  • Top
  • Topics

  • Who's Online

    Exista in mod curent, 66 gazda(e) si 0 membri online.

    Sunteti utilizator anonim. Va puteti inregistra gratuit dand click aici

    Cautare în labirint




    Languages

    Select Interface Language:


    Restituiri: Zevedei Barbu foi um professor romeno
    Scris la Monday, February 25 @ 16:16:39 CET de catre asymetria
    Memoria

    Zevedei Barbu foi um professor romeno, nascido em 1914 na Transylvania, que teve o privilégio de haver vivido, em sua pátria, sob quatro tipos diversos de regime. Quando ainda jovem, conheceu a monarquia absolutista do rei Carol II. Durante algum tempo, foi uma democracia plena o que sempre constituiu uma exceção na região balcânica. Depois de um período de agitação que provocou a queda e subseqüente exílio do monarca, a Romênia caiu sob o curto domínio da Guarda de Ferro, movimento fascista de extrema violência, espécie de Hezbollá cristão, logo substituído pela ditadura militar do marechal Antonescu, apoiado por Hitler.

    Asa isi incpe articolul publocistul brazilian José Osvaldo de Meira Penna. In sepranta ca un cititor ne-ar putea ajuta sa-l publicam in romaneste sau ca un cercetator brazilian ne va oferi date despre ultimii ani de viata ai lui Zevedei Brabu reproducem aceste rînduri extrase de la adresa indicata in finalul textului.
    Dan Culcer



    http://www.meirapenna.org/publicacoes/artigos/2004/24_05_zebedeu_barbu.htm

    Jornal da Tarde, 24 de maio de 2004


    ZEBEDEU BARBU E O BRASIL

    Zevedei Barbu foi um professor romeno, nascido em 1914 na Transylvania, que teve o privilégio de haver vivido, em sua pátria, sob quatro tipos diversos de regime. Quando ainda jovem, conheceu a monarquia absolutista do rei Carol II. Durante algum tempo, foi uma democracia plena o que sempre constituiu uma exceção na região balcânica. Depois de um período de agitação que provocou a queda e subseqüente exílio do monarca, a Romênia caiu sob o curto domínio da Guarda de Ferro, movimento fascista de extrema violência, espécie de Hezbollá cristão, logo substituído pela ditadura militar do marechal Antonescu, apoiado por Hitler. Barbu participou então da campanha da Rússia mas, entre 42 e 44, passou dois anos encarcerado como comunista. Com a derrota do Eixo e ocupação soviética, o país tentou preservar sua independência graças a uma coalizão de esquerda e, como diplomata, Barbu chegou a conhecer no Kremlin algumas das suas mais importantes figuras, Beria, Malenkov, Vishinski e o próprio Stáline. Serviu depois na embaixada em Londres. Entretanto, já antecipando a queda de sua pátria sob a tirania nacional-comunista de Ceaucescu, foi lecionar nas Universidades de Glasgow e Sussex, e posteriormente na África, Canadá e Estados Unidos.

    Barbu já havia então publicado dois importantes livros, Dictatorship em Democracy, 1956, e Problems of Historical Psychology, 1960, quando recebeu convite para vir ao Brasil pelo então Reitor da Universidade de Brasília, José Carlos Azevedo (1976). Na UnB, Barbu se concentrou em problemas de filosofia política e, particularmente, de sociologia no respectivo Departamento cujo decano era Gentil Martins Dias. Para a Editora da UnB, escreveu um pequeno ensaio introdutório ao grande livro de Tocqueville, O Antigo Regime e a Revolução. Já então com residência fixa em Brasília, aposentou-se em 86 e, numa quase penúria, faleceu seis anos depois. Dadas as dificuldades de língua e adaptação, falta de uma determinação clara sobre sua "ideologia", assim como as desconfianças que seu liberalismo gerou em nosso meio, tanto de parte dos militares quanto da intelligentsia esquerdizante, Barbu reagiu com horror ao que considerava o caminho do Brasil para o totalitarismo que tão bem conhecia e naturalmente abominava. Citando SS João Paulo II, que dizia serem os brasileiros "afetivamente mas não efetivamente católicos", Barbu nos considerava narcisistas irresponsáveis e, já em 1991, referia-se com horror à forma de populismo dominante no nosso cenário político, à convicção ingênua que se deve "tirar dos ricos para dar aos pobres" e às formulas "mágicas" e tropeços, na retórica ambígua do Lula.

    Obviamente, acreditava que o comunismo se implantaria em nosso país graças ao potencial altamente ilusionista de ideólogos semi-analfabetos, cuja psicologia tão sabiamente analisara – como fizera aliás seu compatriota Virgilio Gheorghiu em A Vigésima Quinta Hora. Sentindo-se boicotado pelos colegas da UnB e afastado de sólidas amizades, caiu em profunda depressão, no temor de um novo período turbulento como o que afetara sua mocidade. Numa tentativa de conservar a memória desse eminente intelectual que deixou uma enorme quantidade manuscritos inéditos, o professor Bráulio de Matos, também da UnB, encontra-se atualmente em Sussex, desenterrando o testamento intelectual do Mestre. Lamento assim não ter chegado a conhecer, pessoalmente, esse romeno de indiscutível gabarito. Suas reações de "latino", europeu algo levantino e lúcido pensador político, dado a análises psicanalíticas da mentalidade coletiva, teriam sido de imenso valor para minhas próprias ansiosas cogitações sobre o destino que espera nosso Brasil.

    http://www.meirapenna.org/publicacoes/artigos/2004/24_05_zebedeu_barbu.htm


    Asymetria si Dan Culcer va recomanda





    Enciclopedia României

    Blogul ideologic. Titus Filipaș

    Ioan Roșca
    Contrarevoluția din România. O cercetare

    Antiakvarium. Antologie de texte ideologice vechi și noi

    Constantin Noica: Cultura, performanta, antrenor

    Revista Verso



    Geovisite

    Revista NordLitera

    Arhiva Asymetria, începând cu septembrie 2000, este stocatã și accesibilã consultãrii la adresa Internet Archives-Wayback Machine

    Universitatea din Lausanne. România : Hãrți interactive. Geografie, demografie, climatologie, degradãri, regiuni istorice. Colaborare helveto-românã.
    Etimologii. Resurse lingvistice

    Azi

    Inca nu exista cel mai bun articol, pentru astazi.

    Societatea de maine

    Daca nu acum, atunci cînd?
    Daca nu noi, atunci cine?

    S'inscrire a Societatea de maine
    Intrati in Societatea de maine
    Exercitiu colectiv de imaginatie sociala
    Inscriere : fr.groups.yahoo.com
    Se dedica profesorului Mircea Zaciu

    Ferește-te deopotrivã de prietenia dușmanului ca și de dușmãnia prietenului.
    Viteazul priveºte pericolul; cutezãtorul îl cautã; nebunul nu-l vede.
    Nicolae Iorga

    Sondaje

    Descrierea situatiei din România

    este exactã
    nu este exactã
    este exageratã
    este falsã
    este exactã dar nu propune soluții
    este exactã dar nu existã solu&#



    Rezultate | Chestionar

    Voturi 21

    Identificare

    Nickname

    Parola

    Inca nu aveti un cont? Puteti crea unul. Ca utilizator inregistrat aveti unele avantaje cum ar fi manager de teme, configurarea comentariilor si publicarea de comentarii cu numele dvs.




    copyright Dan Culcer 2008
    Contact Administrator — dan.culcer-arobase-gmail.com
    «Cerul deasupra-ti schimbi, nu sufletul, marea-trecand-o.» Horatiu in versiunea lui Eminescu.
    Responsabilitatea autorilor pentru textele publicate este angajata.
    PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.
    Page Generation: 0.39 Seconds